Em tempo

0
942

Estamos vivendo um período especial no campo das conquistas comunitárias. Uma delas acaba de se concretizar, fruto de luta de mais de uma década: a inauguração do Poupatempo Lapa, na Rua do Curtume esquina com Rua Guaicurus. No mês de maio ganharemos dois equipamentos na área da saúde: uma unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e uma AMA Especialidades, ambas ocupando o espaço do antigo Pronto-Socorro Hospital Sorocabana. Em julho, um novo complexo hospitalar público será entregue nas instalações do antigo Sorocabana.
Mesmo já descerrada a placa de inauguração do Poupatempo Lapa, nunca é tarde para registramos os devidos créditos da histórica luta por esse equipamento. Ela nasce espontaneamente, quando da visita de uma comitiva da comunidade ao governador Geraldo Alckmin, em 2002. Em meio a troca de ideias, a lapeana Dorothy Mendes, lançava o desafio: “Governador, por que não um Poupatempo na Lapa?”
A partir daquele instante, lideranças lapeanas iniciavam uma série de articulações políticas sem as quais seria impossível trazer para a nossa região a grande praça de serviços. Naquela época, o governo estudava a hipótese de construir um Poupatempo em Pinheiros. Os primeiros parlamentares que abraçaram a causa lapeana foram o vereador Claudinho de Souza e o deputado estadual Celino Cardoso. Em 2005, ambos nos davam a primeira grande notícia: o Poupatempo da Região Oeste seria construído na Lapa.
Com essa tomada de decisão, entidades corporativas (Ciesp Oeste, ACSP-Lapa, OAB-Lapa entre outras) e associativismo de bairro intensificaram a mobilização. O vereador Gilberto Natalini também passava a subscrever a demanda, enquanto o secretário municipal da Cultura, Carlos Augusto Calil, saia em defesa da preservação do Espaço Cultural Tendal da Lapa (apontado como local que cederia lugar ao Poupatempo) e indicava como alternativa justamente o galpão da Rua do Curtume com Guaicurus.
Em 2009, a subprefeita Soninha Francine iniciava uma dupla articulação política com apoio de seu braço direito, Carlos Fernandes. De um lado, Soninha coordenou todo o processo de desapropriação do galpão da Rua do Curtume, após receber sinal verde do prefeito Kassab. De outro, dialogou com o então governador José de Serra, que veio à Lapa para ver de perto o local indicado pela subprefeita. Na ocasião, Serra, numa caminhada pelas ruas do bairro, visitou outro imóvel apontado para receber o Poupatempo: a sede da Melhoramentos, na Vila Romana. Acabou batendo o martelo pelo galpão da do Curtume. Em 2011, na gestão Alckmin, começavam as obras. No  dia 3 de abril de 2012 ganhávamos um Poupatempo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA