ACONTECE

0
1023

ERRATA
Ao contrário do que foi publicado na edição 612 do Jornal da Gente (página 15), Celso Gioia é vice-presidente da OAB-Lapa e o presidente segue sendo Pedro Luiz Napolitano.

Oficina no CAT
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) oferece na quarta-feira, 28, a Oficina “Entrevista de Emprego” no CAT Lapa I, na Rua Monteiro de Melo, 342. Durante a atividade, haverá dicas para um bom comportamento durante esta importante etapa de um processo seletivo. Para participar, os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos de idade e comparecer a uma das unidades do CAT citadas acima com RG, CPF, carteira de trabalho e PIS, no dia da Oficina.

Vacinação contra gripe 
A Secretaria Municipal da Saúde prorrogou até sexta-feira, 30, a vacinação nos postos. Dessa maneira, quem ainda não se imunizou pode ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) informa que de 22/4 a 22/5 foram aplicadas 1.963.690 doses da vacina contra o vírus Influenza, o equivalente a 61,5% do público-alvo. A meta é vacinar 2,5 milhões de pessoas (80% do público-alvo).

Agita Saúde no Villa-Lobos 
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove neste sábado, 24, no Parque Villa-Lobos, o “Agita Saúde”, um dia inteiro dedicado à promoção e à conscientização da importância dos hábitos saudáveis e da prática da atividade física. O evento manterá, das 9h às 17h, diferentes atividades distribuídas em 16 barracas de atendimento e um palco central. Aberto ao público, os visitantes do parque poderão participar de atividades físicas, como alongamento, danças, caminhada e “cãominhada”. Haverá também um campo inflável para crianças praticarem chute a gol.

Primeiros Socorros
O Instituto de Ensino e Pesquisa – IEP, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, abre as inscrições para o curso de Primeiros Socorros, que acontece em 31 de maio, das 8h às 12h, no recém-inaugurado Centro de Simulação, na Avenida Pompeia, 1050.  Voltado ao público leigo e estudantes, o treinamento tem como objetivo ensinar aos participantes como agir em situações de emergência, como parada cardiorrespiratória, hemorragia, queimaduras e choques elétricos, para preservar a vida até a chegada do resgate. Os interessados devem fazer as inscrições pelo site www.saocamilo.com/iep. Vagas limitadas.

Lançamento
O Instituto 5 Elementos realiza em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o lançamento o Mapa/Folder do Consumo e Descarte Sustentável, às 18h, na Subprefeitura Lapa, na Rua Guaicurus, 1000. O evento conta com as presenças do secretário de Serviços Simão Pedro e do diretor da Amlurb, Silvano Silvério.

PARQUE VILLA-LOBOS RECEBE CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE QUEDAS
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, o número de mortes de idosos em razão de quedas quadruplicou nos últimos 10 anos e  esta já pode, inclusive, ser apontada como uma das principais causas externas de morte na terceira idade.Ação promovida pela Danone Nutrição Especializada tem como objetivo orientar na prática e divulgar para a população dicas essenciais para evitar as quedas no dia a dia.Entre os dias 4 e 8 de junho, o Parque Villa-Lobos recebe, das 6h30 às 13h30, a Campanha de Prevenção de Quedas, ação promovida pela Danone Nutrição Especializada. O objetivo é orientar a população quanto a precauções que podem ajudar a evitar quedas dentro e fora de casa. O público-alvo são idosos e/ou seus familiares que queiram entender melhor o assunto, já que esses acidentes podem provocar lesões, fraturas e até a morte.Em junho celebra-se o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em idosos, cujo intuito é alertar sobre um problema muito frequente e que geralmente tem consequências graves. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, um em cada três indivíduos com mais de 65 anos sofre com as quedas. Desse total, um em cada 20 chegam à fratura ou necessitam de internação. E o risco de morte no ano seguinte à hospitalização em decorrência de uma queda pode chegar a 50%.Entre os idosos com 80 anos ou mais, 40% caem a cada ano. Nos que moram em asilos e casas de repouso, a frequência de quedas é de 50%. De acordo com o Centro de Estudos Ortopédicos do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo, 70% das quedas de idosos acontecem em ambiente domiciliar. Esses números demonstram que os idosos estão expostos a riscos até mesmo dentro de casa, o que indica que o domicílio é um local que requer muita atenção.

A casa no Villa-Lobos 
Uma tenda com 100m² será instalada dentro do Parque Villa-Lobos, no Parquinho da Figueira, próximo à área infantil. Dentro dela será montada a réplica de uma casa para mostrar na prática como pequenas mudanças no ambiente domiciliar podem ajudar na prevenção das quedas. Toda a estrutura da tenda foi pensada para oferecer a melhor mobilidade aos idosos: ela é 100% plana e não há degraus nem rampas. A área estará dividida em três espaços:Sala de estar: Aqui, um profissional da saúde orientará o público sobre os músculos do corpo e seu papel na prevenção de quedas. Além disso, explicará que a perda de força e massa muscular fazem parte de um processo natural do organismo relacionado ao envelhecimento, mas que pode ser atenuado significativamente. A intenção é demonstrar que, diferentemente do que é comum afirmar, não são os ossos os principais responsáveis pela sustentação e mobilidade, mas sim os músculos. Os ossos sofrem quando os músculos estão fracos e, por isso, é importante cuidar dos dois de forma conjunta. Nesse local, os presentes receberão dicas para a saúde ósseo-muscular e poderão fazer um teste de força muscular;Ambientes de uma residência onde os riscos de queda são maiores: Neste local serão simulados quatro ambientes de uma casa – quarto, banheiro, cozinha e sala. Um fisioterapeuta comandará um tour para explicar sobre mobilidade e quais cuidados devem ser tomados em cada cômodo para minimizar os riscos de quedas. Serão mais de 30 dicas que, além de vivenciadas, estão em um pequeno manual (“Dicas de prevenção de quedas”, produzido pela Danone Nutrição Especializada) que será entregue a cada participante no final da visita. Na sala, o público aprenderá cinco tipos de exercícios de fortalecimento – adequados para praticar em casa mesmo, conforme a capacidade de mobilidade de cada pessoa – para melhorar a força muscular e a flexibilidade e, assim, evitar as quedas;Espaço de informação nutricional: Nessa área, um nutricionista estará à disposição para tirar dúvidas e dar explicações sobre alimentação e suplementação. A ideia é oferecer orientações que ajudem a melhorar o cuidado com músculos e ossos para melhorar o ganho de força e mobilidade e, assim, diminuir os riscos de queda.

Serviço Campanha de Prevenção de Quedas
Local: Parque Villa-Lobos – Tenda instalada no Parquinho da Figueira (Entrada mais próxima: acesso pelo portão 3 – Av. Prof. Fonseca Rodrigues)
Data: De 4 a 8 de junho
Horário: Das 6h30 às 13h30
Público-alvo: Idosos e/ou seus familiares que queiram entender melhor o assunto.

Alunos da rede estadual vão para cozinha e aprendem a montar cardápio saudável
Iniciativa é uma das ações da Semana da Educação Alimentar; até sexta-feira estudantes de 3.063 escolas do Ensino Fundamental e Médio participam de diversas atividadesQuais alimentos são saudáveis? O que é um prato rico em nutrientes? Refrigerantes e salgadinhos fazem mal à saúde? Para responder essas e outras dúvidas, até sexta-feira (23), 3.063 escolas da rede estadual de ensino convidam os alunos a participar da Semana da Educação Alimentar. Na programação estão oficinas culinárias, mapeamento nutricional e um ‘bingo de alimentos’. A proposta é orientar os alunos do Ensino Fundamental e Médio as vantagens de uma vida balanceada.Para auxiliar as unidades de ensino, nutricionistas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo prepararam atividades de acordo com a faixa etária dos alunos. A equipe levou em conta os conhecimentos de crianças e jovens sobre o assunto e como as dicas podem ser colocadas em prática com mais facilidade.Dessa forma, as turmas do Ciclo I do Fundamental terão a companhia de fantoches e histórias em quadrinhos sobre a merenda escolar. Eles ainda vão aprender a preparar o suco do ‘Hulk’ e da ‘Barbie’. Já para os alunos do Ciclo II, o foco é a pirâmide alimentar. Quem quiser também terá a chance de degustar algumas verduras e legumes que nunca viram ou comeram.Para o Ensino Médio, a ideia é discutir questões como alimentação e estética, a influência das campanhas publicitárias e fazer um raio-x sobre a quantidade de açúcar, gordura e sal de algumas guloseimas. Os estudantes ainda participarão de um concurso para revelar o chef da escola. “Investir em ações de conscientização e controle nutricional dos nossos alunos também é papel das escolas. Essas mobilizações, além de ensinar, incentivam para adoção de uma vida mais saudável”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Programa “Alimentação Saudável” 
No final do mês de abril, a Secretaria da Educação divulgou os primeiros resultados do Programa Alimentação Saudável, parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), e que traçou o perfil nutricional de 12 mil estudantes, de 6 a 18 anos de idade, da rede estadual de ensino. De acordo a amostragem, 71% desses alunos estão no peso ideal. Por outro lado, o índice de sobrepeso, que no Brasil chega a 30% e preocupa especialistas, é de 19% em São Paulo.Cerca de 500 educadores capacitados – entre diretores, vice-diretores, professores coordenadores e professores de educação física – mediram o peso e a altura de alunos e alunas de 128 unidades escolares estaduais do interior, capital e Região Metropolitana de São Paulo. A amostra foi aleatória.Até o final do ano, uma nova pesagem será feita com os estudantes e vai avaliar como a ação da Educação, em parceria com a atuação das famílias, influenciou as taxas.

COMPARTILHE
Artigo anteriorNão foi acidente
Próximo artigoLAPA DE BAIXO

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA