Em ritmo de samba

0
1166

Se a temperatura continuar em elevação, o jeito é vestir roupas leves, colocar a garrafa de água como detalhe da fantasia e aproveitar a folia do Bloco do Bagaça que sai pelas ruas da Lapa neste sábado. O Bagaça resgata a tradição do carnaval da Lapa com homenagem a personalidades lapeanas. No ano passado homenageou a maestrina da Orquestra Sanfônica de São Paulo, a lapeana Renata Sbrighi; este ano será a vez da centenária da Corporação Musical Operária da Lapa, ou simplesmente, Banda da Lapa.

Na verdade, o Bagaça abre o desfile de blocos na região que termina em 21 de fevereiro com o Bloco do Água Preta da Pompeia.  O que não vai faltar é oportunidade para rasgar a fantasia. Dos blocos cadastrados, 24 foram liberados pela Subprefeitura Lapa para ganharem as ruas da região.

Neste período de pré-carnaval, as escolas de samba da região fazem os últimos acertos para a grande apoteose. Os ensaios nas quadras se revelam uma boa opção de lazer, e barata. A quadra da Águia de Ouro da Pompeia esquenta a cada ensaio do enredo “Brasil e Japão 120 anos de união”, que fala da modernidade e tradição da Terra do Sol Nascente.  A Azul e Branco da Pompeia vai buscar o tão sonhado campeonato com a história do tratado de amizade do País do samba e do futebol com o Japão.

Mas, “Acredite se puder” é a aposta da Dragões da Real para levar o título do Carnaval desse ano. O enredo da escola da Vila Anastácio conta a história de um menino que viaja nas asas de um dragão (símbolo da escola) e descobre coisas que nem imaginava. “Quando surge o Alvi-verde imponente, 100 anos de lutas e glórias” é a homenagem que a Mancha Verde faz ao centenário do Palmeiras neste Carnaval. Todas buscam o título de campeão.

Por falar em folia, no domingo tem roda de samba no Memorial da América Latina, com a lavagem da Mão, no antigo reduto do samba paulistano, a Barra Funda. Ao som de partido alto as baianas fazem a lavagem simbólica com águia de cheiro em homenagem aos 461 anos de São Paulo. Seja em bloco, escola ou roda, São Paulo terá muito samba no seu aniversário. Parabéns São Paulo!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA