Aplicativos de celular se tornam|ferramenta de cidadania

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Take Vista funciona como um canal direto para reclamar sobre iluminação pública

Nas últimas reuniões de Zeladoria e Consegs, o subprefeito da Lapa José Antônio Varela Queija apresentou aos presentes uma nova forma de registrarem suas queixas de falta de iluminação pública, por exemplo. Trata-se do aplicativo Take Vista, que funciona em qualquer smartphone (celular com acesso a internet) com os sistemas operacionais Android, IOS e Windows Phone e têm download gratuito nas lojas respectivas. Este é apenas um dos dez aplicativos que a Prefeitura de São Paulo lançou neste mês como pacote de inovações tecnológicas, que buscam ampliar a resolução de problemas relativos a finanças, transporte, saúde, desenvolvimento urbano, trabalho e serviços.

Com Take Vista, a pessoa pode contribuir com a resolução de problemas de iluminação pública. O aplicativo gratuito e que requer apenas um cadastro rápido para usar, funciona como uma espécie de mídia social, em que após fotografar ou fazer um vídeo do local do problema o usuário deve enviar o material por celular utilizando a hashtag #IluminacaoPublica. Este material chega ao Ilume (Departamento de Iluminação Pública) da Secretaria Municipal de Serviços com as coordenadas geográficas exatas do poste que está sem luz, o que facilita e agiliza o trabalho da equipe de atendimento. A solicitação é respondida no próprio aplicativo e o munícipe pode acompanhar o andamento da queixa pelo protocolo que é gerado no Take Vista. O prazo contratual para atendimento das demandas geradas é de até 72h. Segundo o órgão, já foram recebidas demandas da Sub Lapa, desde o início do funcionamento do aplicativo.

Conheça outros aplicativos

Além do Take Vista, outros aplicativos ajudam o munícipe a manter contato com a Prefeitura. Todos podem ser baixados pelas lojas online dos principais smartphones do mercado. O “Olhares Urbanos” traz às pessoas mais informações relativas aos parâmetros urbanísticos da cidade. O Finanças PMSP permite consulta e interação em quatro aplicativos relacionados a situação dos paulistanos e a cobrança dos tributos: Restituições; Cadin; Pagamentos e Fornecedores. Na área de Transportes, são três aplicativos. Com o “Cadê o ônibus?”, o usuário pode pesquisar o itinerário das linhas e horários de partidas dos ônibus, além de descobrir os pontos mais próximos do local onde está. Já o “Coletivo da Madrugada” tem objetivo semelhante ao “Cadê o ônibus?”, mas é voltado para auxiliar os usuários da rede noturna de ônibus. E para carregar o Bilhete Único, o “Ponto Certo”, no qual o usuário pode consultar o saldo do Bilhete e fazer a recarga de Vale Transporte.  

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