Mais Saúde na comunidade

0
1594

A primeira semana da ação Prefeitura no Bairro foi muito boa na avaliação do conselheiro participativo do Jaguaré Paulo Cesar Maluf, a Subprefeitura Lapa intensificou os serviços de zeladoria e outras secretarias também, mas a segunda semana deixou a desejar, segundo ele, porque algumas serviços deixaram de funcionar. Ou seja, dos 15 dias de evento, sete foram bem avaliados. Em uma nota de zero a dez, o conselheiro deu 6,5 para a ação devido a queda de qualidade nos últimos 7 dias do evento.
Aliás, no sábado após a visita do prefeito Fernando Haddad, da sua vice Nádia Campeão e secretários ao evento, a operação de desmonte foi constatada pela reportagem do JG. Começou pelo toldo da tenda de atendimento da CET que foi retirada logo após Haddad deixar o CEU Jaguaré, sede do evento na área da Subprefeitura Lapa. Antes, o prefeito falou sobre as reivindicações da comunidade. A expectativa era para a resposta da definição do local de uma nova UBS no Jaguaré por causa da declaração do secretário de Relações Governamentais Alexandre Padilha na abertura do evento, uma semana antes. Padilha disse que no dia da visita do prefeito o local da unidade de Saúde estaria definido, na área do CDC Jaguaré ou em qualquer outra local, mas o prefeito falou apenas de possibilidades em “construí-la no terreno do Sacolão ou no terreno do CDC Jaguaré”.
Para muitos, desativar o sacolão para instalar o posto de saúde pode ser um tiro no do próprio pé do prefeito que será candidato à reeleição no ano que vem. Haddad tentou justificar que o secretário de Esportes (Celso Jatene) já entrou no Ministério dos Esportes com documentação para transformar o Clube da Comunidade do Jaguaré (CDC), onde alguns conselheiros defendem a instalação da UBS, em um Pólo Olímpico. Muitos entenderam que o prefeito não assumiu, mas sinalizou que a UBS será mesmo no terreno do sacolão.
O anúncio de Padilha como novo de titular da secretária de Saúde deixou o conselheiro participativo esperançoso. Médico de formação e ex-ministro da Saúde, se de fato tomar na Saúde, Padilha terá oportunidade de agilizar a construção da nova UBS do Jaguaré, como discursou no primeiro dia do Prefeitura no Bairro, e também resolver o impasse da posse do Hospital Sorocabana junto ao Governo do Estado, dono do imóvel. O hospital está fechado desde 2010, quando a Associação Beneficente Hospitais Sorocabana encerrou o atendimento atolada em dívidas. Em 2012, o então prefeito Gilberto Kassab e o governador Geraldo Alckmin assinaram um termo para municipalização e transferência da posse do Estado para a Prefeitura, mas apesar de muita discussões, cobranças e promessas até hoje o processo não avançou. Padilha esteve no Sorocabana, quando ainda era ministro da Saúde (em janeiro de 2014), na inauguração da unidade da Rede Hora Certa instalada em parte do prédio do hospital. Quem sabe o criador do Programa Mais Médicos dê continuidade ao discurso da época e consiga reformar e reabrir o hospital criando dessa vez o “Mais Saúde na comunidade”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA