Um vírus no ar

0
3563

A população está assustada com a antecipação da circulação do vírus Influenza A H1N1 na cidade e o risco de contágio da doença. Como se não bastasse o medo dos vírus da dengue, zika e chukungunya transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, pessoas com suspeita da gripe tem lotado unidades de saúde como AMA (Ambulatório Médico de Atendimento) do Hospital Sorocabana.

Mães desesperadas correm atrás da vacina para os filhos em clínicas particulares. Um bom exemplo é dado pelo grupo de Mães da Leopoldina – criado no mundo virtual para trocar dicas do que acontece no bairro – que desenvolve campanha interna de vacinação.

A ideia das mediadoras do grupo Ana Kika Lanari Chaves e Juliana Dias Moraes Gomes foi de desenvolver a campanha para tender as necessidades das mães do grupo. “Como a Leopoldina não tem clínica de vacinação, unimos duas mães – uma dona de uma clínica pediátrica e outra dona de uma clínica de vacinação (que fica fora do bairro) para a campanha interna que já tem até fila de espera de 2000 pessoas. Uma lista foi feita e as primeiras doses serão aplicadas neste domingo em um ponto de vacinação criado pelo grupo na Avenida Imperatriz Leopoldina. Em dois dias, elas organizaram a agenda com hora marcada para os atendimentos, num exemplo de organização. Tem mãe que pensa que a campanha é aberta, mas ela é interna. “Tenho medo de tumulto porque as pessoas querem a vacina (tetra e tri) de qualquer maneira. Pedi ajuda para a Polícia Militar para o dia da vacinação. Além da procura pelo medo de contágio, o preço reduzido da dose é outra vantagem oferecida pelo grupo. A boa ideia já começa a ser copiada na rede virtual.

Quem não tem condições de pagar pela vacina deve colocar na agenda a nova data da campanha de vacinação contra o vírus Influenza A H1N1 na Cidade. O governo do Estado anunciou na terça-feira a antecipação da vacinação de 30 de abril para o próximo dia 11, na Cidade e região Metropolitana, devido ao grande número de pessoas atendidas nas unidades de saúde com suspeita da doença e também pelas mortes registradas. O vírus já fez oito vítimas fatais esse ano. Um post no grupo de mães alertava para a morte de uma criança da região que faleceu com problemas respiratórios provocados pelo vírus.

As unidades da Secretaria Municipal de Saúde se preparam para receber a antecipação da campanha de vacinação. Medidas de prevenção também ajudam a evitar a contaminação pela gripe Influenza A e o H1N1 como higienização frequente (lavagem) das mãos, utilizar lenço descartável para higiene nasal e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que os profissionais das unidades estão preparados para orientar e atender a população quanto à prescrição do remédio e os cuidados com a doença.

A partir de 11 de abril, Prefeitura e Governo do Estado iniciam a vacinação para os grupos de risco que incluem crianças de seis meses até cinco anos de idade, gestantes, pessoas com mais de 60 anos e pacientes com quadro grave, além de profissionais de saúde. É preciso ficar atendo, o vírus está no ar e prevenção é a melhor forma de evitar a doença.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA