Corpus Christi

0
3783

O feriado de Corpus Chiristi é, muitas vezes, reduzido a uma oportunidade para viajar e fazer turismo. O seu significado é, porém mais rico e profundo. Por que o feriado cai sempre numa quinta-feira? Por que as ruas são decoradas com tapetes? Se esta é uma festa católica, por que ela é celebrada com um feriado que vale também para ateus e não-católicos?

A festa de Corpus Christi sempre cai na quinta-feira porque a eucaristia foi instituída por Jesus na Quinta-feira Santa. Mas é preciso lembrar que é impossível dar expansão à alegria festiva pela instituição da eucaristia nesse dia porque ele desemboca imediatamente na Sexta-feira Santa. Assim, a festa de Corpus Christi é uma ocasião para os católicos celebrarem a eucaristia de maneira alegre e solene.

É por causa disso que se ornam as ruas com os famosos tapetes, que em muitos lugares se destacam pela beleza e arte. Os tapetes são feitos no trajeto da procissão com o Santíssimo Sacramento exatamente para homenagear Cristo presente realmente na hóstia consagrada.
Corpus Christi é um feriado religioso que beneficia não somente os católicos, mas também os fiéis de outras igrejas cristãs, de outras religiões e dos que não têm fé.

Nesse sentido, o feriado não privilegia somente os católicos nem impõe uma fé que outros não possuem. Trata-se de uma manifestação pública da fé que pode ajudar os não-católicos conhecer mais os católicos em vista do diálogo e do encontro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA