República Jovem da Vila Leopoldina recebe refugiado

0
4750

Foto: Divulgação

Divulgação
Steve tocou piano para moradores do Centro Dia para Idoso – Guadalupe

A República Jovem da Vila Leopoldina acolheu em abril Steve Mkima Kikudi, um jovem de 18 anos refugiado da República Democrática do Congo. Steve deixou o país aos 16 anos após seu pai – ex-deputado de esquerda – ser condenado à prisão em 2014 por liderar manifestações contra o governo em 2011.

Preso na capital do Congo, seu pai fugiu da cidade com ajuda de um general militar, após a mãe do jovem descobrir que os presos políticos estavam sendo alimentados com comidas envenenadas. A justiça, então, foi em busca de Steve – filho mais velho da família. Passados alguns interrogatórios, ele foi condenado a cinco anos de prisão sob acusação de ultraje à lei por dizer que não tinha envolvimento com política.

Sua mãe pediu ajuda à ONU e organizações de outros países, mas todas negaram por se tratar de um problema político interno. Por fim, a família conseguiu visto de turismo para Steve vir ao Brasil, com a ajuda de um governador do Congo.

Steve está em São Paulo há um ano e oito meses e trabalha dando aulas de francês e inglês. Nas horas vagas toca violão e piano, como na apresentação ao Centro Dia para Idoso – Guadalupe, da Vila Romana, no último mês.

“O serviço da república me ajuda muito. Primeiro porque não tenho casa, então ajuda a ter onde dormir. Ajuda também para conversar com a Susi e o Rafael (funcionários). Caso falte algo, posso pedir a eles. Eles me ajudam com muitas coisas”, conta.

A República Jovem é um serviço da Secretaria Municipal de Assistência Social oferecido pela Supervisão de Assistência Social da região Lapa a jovens de 18 a 21 anos encaminhados pelo Saica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA