Caos na Lapa

1
3961

Foi assustador o cenário deixado pelo temporal de quinta-feira. A chuva e o vento forte deixaram um rastro de destruição e morte. A área da Subprefeitura Lapa virou um caos. Mais de uma centena de árvores caíram na Cidade, metade na região (principalmente na Lapa, Leopoldina, Vila Romana e Perdizes/Pompeia). Algumas romperam a fiação da rede elétrica, deixando a região às escuras. Outras tombaram sobre carros ou ruas travando o trânsito.

O pintor de carros Lailson de Almeida de 23 anos morreu após ser atingido por descarga elétrica na Rua Albion. Testemunhas contam que ele tentava segurar o portão da oficina que balançava com a força do vento quando caiu na hora que o galho de uma arvore rompeu um cabo da rede elétrica que tocou o chão. O jovem foi socorrido na unidade da AMA do Hospital Sorocabana, mas não resistiu.

A cobertura da entrada da AMA 24h Sorocabana feita para proteger os usuários foi arrastada pela ventania. Durante o temporal, a passagem subterrânea Toca da Onça – que liga a região do Mercado a Lapa de Baixo – foi inundada. O local possui bomba de drenagem que auxilia no escoamento das águas. Segundo a Subprefeitura, para encher até o teto, como ocorreu durante o temporal de quinta-feira, é necessário um volume de água de mais de 250 mil litros.

Pelo menos cinco pedestres que estavam na passagem foram surpreendidos pela enchente no túnel. Segundo informações de um dos resgatados, quatro pessoas foram retiradas com ajuda de uma corda. Uma mulher arrastada pelas águas foi resgatada e encaminhada ao hospital. De acordo com a Subprefeitura Lapa, na madrugada de sexta-feira (21), agentes fizeram a limpeza da passagem que foi fechada na quinta-feira por conta da inundação. Após a conclusão dos trabalhos o túnel foi aberto aos pedestres.

As ruas da Vila Leopoldina e Pompeia (Raul Pompeia e Barão do Bananal) também ficaram inundadas. Além da passagem, foram registrados alagamentos intransitáveis na Rua Guaicurus com o Viaduto da Lapa. Carros foram arrastados pela água. A enchente também atingiu a Rua do Curtume com Guaicurus, próxima ao Poupatempo Lapa e Subprefeitura, onde motos e veículos foram levados pela força da água. Duas jovens que davam entrada no Seguro Desemprego na unidade do Poupatempo Lapa tiveram os carros invadidos pela água de chuva. Um deles foi arrastado junto com motos que estavam estacionadas na Rua do Curtume. A reunião do Conselho Participativo Municipal não foi realizada porque ninguém conseguia chegar a Subprefeitura.

Somente na Lapa foram 64,6 mm de chuva. O esperado para todo o mês de outubro é de 110 mm. A região ficou sem energia. Equipes da Eletropaulo, Bombeiros e de zeladoria da Subprefeitura da Lapa trabalharam durante toda sexta-feira (21) na remoção de árvores atingidas pelas chuvas e ventos intensos que atingiram o bairro.

Até à tarde de quinta-feira, o Sistema de Gerenciamento de Ocorrências Críticas (SGOC) registrou 55 quedas de árvores (ou galhos) na subprefeitura. “Como a maior parte da região ficou sem energia elétrica, sem telefone e sem celular, estão chegando muitas ocorrências hoje (sexta-feira). Vamos trabalhar dia e noite até resolver todas”, afirmou o subprefeito da Lapa José Antonio Varela Queija que vai colocar a equipe na rua neste final de semana.
Além de limpar os bueiros, ruas, e remover árvores caídas, a equipe da Subprefeitura terá que correr para fazer podas e evitar queda de novas espécies, prevenindo novo caos e mortes como a que ocorreu na Rua Albion. Então, mãos à obra!

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia Isabel,vc poderia passar aqui na cooperativa?
    Precisamos da sua ajuda em relação a coleta seletiva no bairro de Leopoldina.
    Grato pela atenção
    Neilton César Polido
    CooperAção

DEIXE UMA RESPOSTA