Carnaval e cinzas

0
3185

O desfile de blocos coloriu e alegrou os dias de Carnaval pela região. Nada de grave ocorreu, como diz o prefeito regional Carlos Fernandes, nos mais de 40 quilômetros quadrados da área sob sua administração que compreende o distrito da Lapa e também Leopoldina, Perdizes/Pompeia, Jaguaré, Jaguara e Barra Funda.

A programação dos desfiles pela Cidade teve horário para começar e terminar. O que foi aprovado pelos moradores e por quem não curte o Carnaval. Na região não teve registros de ocorrências graves. Um ou outro rasgou a fantasia e exagerou na bebida.

A grande surpresa da festa de Momo foi à apuração do desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. Emocionante, cada décimo da nota dos jurados era precioso. Apesar do empenho e expectativa dos 3.500 componentes da escola Águia de Ouro com um samba-enredo inovador “Amor com amor se paga. Uma história animal” sobre o amor incondicional pelos bichos, protagonizado pelo cachorro, a escola perdeu ponto dos jurados. De certo eles não levaram em conta muitos detalhes que fazem a diferença não apenas no Carnaval, mas na vida das pessoas, no meio ambiente e na sustentabilidade do planeta. Além de levar um enredo diferente, a escola Azul e Branca da Pompeia eliminou materiais de origem animal, como penas de pavão tão usadas nos desfiles. A Águia fez jus ao enredo contra os maus tratos e preservação de espécies. A mensagem do enredo recebeu apoio de ONGs em defesa dos animais e da apresentadora Luísa Mell que luta pela causa. A Águia subiu e desceu na colocação, mas apesar do tema cativante e atual com os avanços da luta pelos direitos dos animais, ficou na 13ª posição e acabou rebaixada do Grupo Especial para o de Acesso. De certo seus componentes já se preparam para renascer das cinzas e alçar voo em 2018.

Já a Dragões da Real da Vila Anastácio homenageou a cultura nordestina com o enredo “Dragões canta Asa Branca”, mas perdeu o título no último minuto da apuração para os Acadêmicos do Tatuapé. As duas tiveram 269,7 pontos. O desempate na nota do samba-enredo sufocou o grito de campeão da Dragões, mas a escola tem muito que comemorar. Uma festa já está programada para celebrar o vice-campeonato. Mesmo com o resultado oficial, a Dragões não deixa de ser campeã, uma vez que teve a mesma pontuação que a do Tatuapé pelo desfile brilhante.

Quem quiser aproveitar este fim de semana da ressaca, os últimos blocos da programação oficial da prefeitura desfilam pelas ruas da região. Tem Belo Gole, Nu Vuvo Vuco, Bagaça, Não to Bem, Não to bem 279 e Tô de Chico. Só pelos nomes dos blocos a folia já está garantida, é aproveitar antes que restem só cinzas do Carnaval.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA