Lapa já vive a sua grande festa

0
840

Foto:

Desfile de Carros Antigos foi um verdadeiro sucesso

No sábado, 1º de outubro, as ruas da região da Lapa transformaram-se em verdadeiras passarelas para receber o 2º Desfile de Carros Antigos. Promovido pela Consab’s, Colégio Santo Ivo e Jornal da Gente, o evento reuniu cerca de 82 veículos, das mais variadas marcas e tipos. Ao término do desfile, as “preciosidades” ficaram em exposição na Praça John Lennon, para a alegria dos apaixonados por carros. Entre as autoridades que prestigiaram o desfile estavam Walter Feldman, Secretário das Subprefeituras, o vereador Claudinho, entre outros. Feldman aproveitou a ocasião para parabenizar o bairro pelos seus 415 anos. “A Lapa tem uma vida comunitária e coletiva muito intensa, apesar das dificuldades, o bairro é muito querido. O aniversário da Lapa deve entrar para o calendário oficial da cidade”, prometeu o secretário. O evento contou ainda com apresentação da centenária Banda Operária da Lapa e da soprano Andrea Bien.
Ainda no sábado, a Sociedade Beneficente União Fraterna revisitou a Espanha para homenagear as famílias espanholas no tradicional “Baile dos Pioneiros da Lapa”. Organizado pela Consab’s, Jornal da Gente e União Fraterna, o evento contou com apresentações do Grupo de Danças Ouro e Prata e do Estúdio Rueda Flamenca, que encantaram todos os presentes.
No domingo, a festa continuou com a missa em Homenagem as Famílias Espanholas, realizada na Igreja Nossa Senhora de Fátima. Celebrada por Dom Benidito Beni dos Santos, bispo da Região Epsicopal da Lapa, a cerimônia contou ainda com a apresentação de uma bailarina do Estúdio Rueda Flamenca. Durante a celebração, Dom Beni ressaltou a importância do bairro e de seus imigrantes que ajudaram a construí-lo. “A Lapa é um lugar bem característico da cidade, é um espaço sócio-cultural privilegiado”, afirmou o bispo.
Na quinta-feira, na sede da 96ª Subseção da OAB-Lapa, foi realizado um culto ecumênico em comemoração ao aniversário da Lapa. No evento, representantes de doutrinas religiosas como a budista, judaica, espírita, evangélica e cristã, prestaram suas homenagens ao bairro. Na sexta-feira, 7, o Centro Cultural e de Estudos Superiores Authos Pagano promoveu um concerto musical, que contou com a participação da soprano Maria Cecília de Oliveira.

Revolucionários de 32

Uma série de eventos lembraram um dos episódios mais importantes da história de São Paulo: a Revolução de 1932. Único bairro paulistano a contar, oficialmente, com um Núcleo MMDC (a sigla que marcou o movimento constitucionalista), a Lapa homenageou os revolucionários em três momentos distintos. No dia 2, a Consab’s inaugurou em seu memorial no Cemitério da Lapa, painel e placa comemorativos aos heróis de 32, na presença do presidente da Associação Cívica “Sociedade Veteranos de 32- MMDC” – Núcleo Lapa, José Carlos de Barros Lima
Na segunda-feira, 3 de outubro, na Praça John Lennon, um ato cívico em homenagem aos Revolucionários de 32, entra para história lapeana. A cerimônia que contou com a presença das autoridades militar do 21º Depósito de Suprimentos do Exército e da Polícia Militar, com direito à cavalaria e banda da PM. Os alunos do Colégio Santo Ivo entoaram a canção do exército. Após a cerimônia na praça, foi inaugurado o Museu MMDC – Núcleo Lapa, com a presença do ex-combatente da Revolução de 32, Francisco Bento da Silva e a Maria Amélia Arruda Campos Duval, que auxiliou na costura das fardas dos paulistas fizeram a abertura oficial do museu.
Já na quarta-feira,5, o Colégio santo Ivo recebeu a comunidade para a apresentação de uma original encenação musical, contando a história desse movimento revolucionário.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA