Presente de grego

0
1348

No mês do aniversário da Lapa alguns problemas que afetam o bairro mereceriam um bolo com velinhas e tudo. O espaço onde ficava até pouco tempo o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis, no estacionamento ao lado do clube Pelezão, na City Lapa, é um deles. Depois que a Subprefeitura solicitou a Concessionária Inova a retirada daquelas imensas caixas verdes, o problema de descarte de todo tipo de resíduo piorou.
A Subprefeitura Lapa afirma que faz monitoramento constante no entorno da área externa ao clube municipal. A remoção do PEV (Ponto de Entrega Voluntária) da área foi uma alternativa para coibir a prática irregular de descarte de entulho, afirma a Subprefeitura. Faltou um aviso de desativação e orientação de onde levar os materiais. No sábado passado, o local (que foi matéria do Jornal da Gente) passou por uma limpeza especial com a retirada da montanha de recicláveis misturados com móveis velhos quebrados e todo tipo de lixo. Mas na segunda-feira caixas com materiais recicláveis estavam organizadas sobre o espaço do antigo PEV, no dia seguinte a bagunça estava instalada.

Na verdade essa história começou na gestão do prefeito Gilberto Kassab em 8 de Março de 2008, Dia Internacional da Mulher, como presente para aquelas mulheres e seus familiares que tinham como hábito separar os materiais para reciclagem. O primeiro PEV foi inaugurado pela Prefeitura em parceria com a BR+10 para dar impulso à coleta seletiva na City Lapa e imediações. Em dezembro de 2013, a empresa ameaçou desativar o serviço por falta de patrocínio para manter o sistema, mas, com a manifestação dos moradores voltou atrás. No início de junho de 2014 uma faixa avisava da desativação da coleta. A retirada do equipamento aconteceu numa manhã de domingo, 1 de junho.

O antigo PEV foi retirado porque foi incendiado por duas vezes, justificou a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), divisão da Secretaria de Serviços responsável pela reciclagem. O ponto ficou sem a coleta de recicláveis por um dia. Moradores acostumados com o sistema de entrega de materiais pediram, mais uma vez, a volta do serviço.
A concessionária Inova (responsável pela coleta domiciliar e reciclável na região) assumiu o serviço. Pelo novo sistema era necessário que cada usuário depositasse seus materiais em containeres. Não tinha mais o Pedrinho, funcionário da antiga empresa, para atende e auxiliar as pessoas a depositar os recicláveis no lugar correto. Apesar de muitos cumprirem o movo ritual, outros transformaram o local em um verdadeiro lixão, com descartes irregulares principalmente de madrugara, no estacionamento de veículos.
Diante de prós e contras de moradores, a Subprefeitura retirou o PEV e está em tratativas com o clube Pelezão para discutir uma solução para o problema.

Em 2013, o prefeito Fernando Haddad (PT) falou do seu desejo em aumentar a proporção de lixo reciclado em São Paulo para 10%. Virou meta. Foi elaborado o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Cidade de São Paulo e ampliada a coleta seletiva, a Lapa foi uma das primeiras regiões a ter coleta universal de recicláveis, mas faltou comunicação. Nesse contexto, o PEV acabou por se transformar em um presente de grego para a comunidade, mas como ainda não terminou o mês de aniversário (outubro), quem sabe campanhas educativas e incremento na comunicação sobre o serviço de coleta no bairro contribuam para atingir a meta do prefeito e transformar a reciclagem em um verdadeiro presente de aniversário para o bairro

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA