Agentes comunitários participam de seminário

0
956

O Seminário Integrador da Região Centro Oeste do Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis foi realizado no último dia 28, na Uni Palmares, e teve como protagonistas os agentes comunitários de saúde (Programa Saúde da Família – PSF) das regiões da Lapa, Butantã, Sé e Pinheiros, que apresentaram seus trabalhos sobre o projeto.
O coordenador de Saúde da Região Centro Oeste, Antonio Célio Camargo Moreno, lembra que esse Projeto é pioneiro e visa a habilitar os agentes comunitários de saúde e de proteção social (Programa Ação Família), para uma interface com os moradores nas comunidades onde moram e atuam. “Explicamos para eles a importância da preservação do meio ambiente e o que o lixo, o desmatamento, a poluição da água, entre outros temas, trazem de problemas na qualidade de vida da população e deles mesmos. Como os agentes entram na casa das pessoas, as chances de fazer um trabalho esclarecedor é maior”, explicou Antonio Moreno.
O evento foi realizado após o curso de capacitação dos agentes, onde eles desenvolveram os trabalhos apresentados durante o seminário. “Nesses projetos foram abordados temas como reciclagem do lixo e aproveitamento de água de chuva, que serão aplicados dentro das comunidades. Os agentes atingem, em toda a cidade, cerca de 4 milhões de pessoas dentro do Programa Saúde da Família”, destacou ele.
A interlocutara do coordenador, Joana Pontes Buzzoni, frisa que a principal finalidade é a melhoria da qualidade das comunidades. “O projeto Ambientes Verdes e Saudáveis é uma iniciativa da Prefeitura, desenvolvido por três secretarias (de Saúde, Verde e Meio Ambiente e Assistência e Desenvolvimento Social) em toda a Cidade e tem várias parcerias com diferentes instituições como a Bom Parto, Santa Casa e Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Os agentes foram treinados por educadores da Unifesp para uma melhor compreensão da realidade onde vivem. Com esses dados, eles poderão desenvolver ações locais voltadas ao cuidado do meio ambiente e da saúde da população”, lembra Joana.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA