Coordenador é responsável pelo atendimento básico

0
1056

Foto:

Moreno é o coordenador de saúde da região

Diminuir a mortalidade gestacional e aumentar o número de pacientes com doenças controladas (como diabetes) dentro do projeto Medicamento em Casa são alguns dos objetivos do coordenado municipal de Saúde da Região Centro Oeste, Antonio Célio Camargo Moreno, responsável por 61 equipamentos de saúde como Unidades Básicas de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centros de Convivência da Comunidade (Cecco) além de outros Serviços como o de Atendimento Especializado em DST/Aids na região (SAE).
Segundo Moreno, a coordenadoria é responsável pela atenção básica da saúde, que é separada da hospitalar e dos Prontos Socorros. “São UBSs, Sae, Ursis, Caps, (ligados à área de saúde mental) e todos os equipamentos onde é feito um trabalho para evitar a internação. O Caps (Centro de Atenção Pisicossocial), por exemplo, tem o trabalho de ficar com os pacientes da área de saúde mental durante o dia e a noite ele volta para a casa. Temos também o Cecco que trabalha com pessoas menos alteradas emocionalmente, onde são feitas rodas de canto, dança, artesanato e passeios. Na região temos o Cecco Eduardo Leite Bacuri na Avenida Sumaré ( 67)”, explica o coordenador.
Entre os equipamentos de saúde estão também os Serviços de Assistência Especializada onde se realizam testes sorológicos, atividades de prevenção, diagnóstico, aconselhamento e tratamento de pacientes das mais variadas DST, entre elas o HIV/Aids. “O serviço conta com uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos em mais de uma especialidade, além de psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, educadores, entre outros. É um equipamento diferenciado onde se trabalha todos os componentes de risco. Existe um na Rua Tomé de Souza”.
Moreno também tem sob sua responsabilidade as Unidades Básicas de Saúde, porta de entrada para o atendimento à população, e os Ambulatórios de Especialidades que oferecem profissionais como cardiologista, dermatologista, reumatologista, Otorrino, Neurologista e homeopata. A Unidade de Referência de Saúde do Idoso, entre as quais a da Rua Roma (466), também estão sob a responsabilidade do coordenador. “Elas são referência na região e atendem os idosos encaminhados pelos postos de saúde dos bairros”.
Além disso, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, que investiga doenças relacionadas ao trabalho, as Vigilâncias ambiental, epidemiológica e sanitária da região Centro-Oeste, que inclui as regiões da Lapa, Vila Leopoldina, Vila Romana e Jaguaré também são de responsabilidade de Moreno.

Unidades de saúde da região

Lapa/ Vila Romana: Caps Adulto Lapa (Rua Roma, 446), Ceo Lapa (Rua Guaicurus, 1000), Sae DST/AIDS Lapa – Paulo César Bonfim (Rua Tomé de Souza, 30), UBSVila Anastácio (Rua Bartolomeu Paes, 686), UBS Vila Ipojuca – Dra. Wanda Coelho de Moraes (Rua Catão, 1266), UBS Vila Romana (Rua Bartolomeu Paes, 686)

Vila Leopoldina: Caps Infantil Lapa (Rua Bergson, 52 A), Laboratório Municipal da Lapa (Avenida Queiroz Filho, 313), UBS Alto de Pinheiros (Avenida Queiroz Filho, 313), UBS Parque da Lapa (Rua Bergson, 52)

Jaguaré: UBS/AMA Vila Nova Jaguaré (Rua Salatiel de Campos, 222)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA