Debate apresenta propostas

0
996

Foto:

Ros Mari e Lucila defendem melhor planejamento para a região

Uma comunidade capaz de analisar e propor caminhos seguros para o planejamento dos bairros da região. Foi isso o que se viu na quinta rodada da série de seminários Comunidade e Cidadania, iniciativa do Jornal da Gente.
O evento realizado na terça-feira, 14, na sede do Ciesp-Oeste, retomou o tema “Participação Comunitária e Revisão do Plano Diretor Estratégico da Subprefeitura da Lapa (PRE)” com o objetivo de embasar os debates da Audiência Pública que, no dia 22, discutirá mudanças no PRE-Lapa.
Participaram da mesa de discussão a arquiteta Lucila Lacreta, representantes da Região marco oeste do Conselho Municipal de Política Urbana; Ros Mari Zenha, geógrafa fundadora do Mover (Movimento contra a Verticalização Desenfreada a Lapa) e Adaucto Durigan, ex-subprefeito da Lapa.
Em comum, os três debatedores defenderam a necessidade de uma real participação da população no processo revisor, tanto do PRE lapeano quanto do Plano Diretor Estratégico, documento macro que norteia o planejamento urbano da capital. “É preciso que fiquemos vigilantes, pois a tendência é que o Executivo ponha sempre mais barreiras no tocante às discussões plenárias. Não podemos permitir isso”, disse Durigan
Tecnicamente, Ros Mari expôs o quadro da verticalização de áreas como Vila Romana, e propôs uma redução drástica na altura dos prédios a serem erguidos futuramente. “Por que não pensarmos em uma Lapa e Romana com gabaritos de sete andares?”, propôs a geógrafa.
Lucila Lacreta, por sua vez, falou sobre uma questão polêmica: A Operação Urbana Leopoldina. “Um bairro em plena transformação como é a Leopoldina, não pode aceitar uma Operação Urbana que permita intensa e desordenada verticalização. É bom lembrar que o lenço freático da região é muito aflorado, o que requer rigoroso estudo de impacto ambiental em relação a obras de construção civil”.
A futura subprefeita da Lapa, Luiza Nagib Eluf, em seu primeiro pronunciamento público, garantiu que na sua gestão garantirá ampla discussão democrática em torno da análise e revisão do PRE, a começar pela Audiência Pública do dia 22, marcada para o auditório da Subprefeitura da Lapa (Rua Guaicurus, 100), às 19h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA