Padre da Cristo Jovem comemora jubileu de prata

0
1359

O cardeal de São Paulo D. Odilo Scherer esteve na Lapa, quarta-feira, 20, para celebrar a missa em comemoração ao jubileu de prata do padre Euclides Eustáquio Martins de Castro, que em seus 25 anos de sacerdócio sempre esteve a frente da Paróquia Cristo Jovem da Lapa de Baixo.
Durante a celebração, foi lembrado que desde que recebeu as ordens menores e o diaconato na Paróquia da Lapa de Baixo, em 20 de agosto de 1983, o religioso foi sagrado sacerdote pela imposição das mãos de D. Paulo Evaristo Arns, na Paróquia São José Operário (Igreja Matriz de João Monlevade), Minas Gerais, sua terra natal. Ele passou um mês em MG celebrando missas em diversas cidades e roças, em homenagem aos parentes que acreditaram em seu sonho, sua missão. Esse foi o período em que ficou fora da paróquia da Lapa.
Nestes 25 anos, o religioso conquistou a comunidade com seu jeito mineiro de ser. Prova de seu carisma foi a celebração especial do cardeal de São Paulo, de cerca de 10 padres da região episcopal Lapa e principalmente de paroquianos e católicos do bairro que lotaram a igreja, na quarta-feira.
O cardeal lembrou que seus 25 anos de vida religiosa são um exemplo para as novas gerações. Na primeira leitura da missa, o profeta Jeremias falava de vocações. “Deus o chama para ser profeta em uma situação complicada de corrupção, para falar ao povo de sua conversão. Ele teve que sofrer muito por causa de sua vocação. Assim foi padre Euclides que respondeu ao chamado e a missão que Deus lhe confiou”, disse D. Odilo, acrescentando que .”o sacerdócio é um dom”.
O homenageado da noite agradeceu a todos. “Eu gosto daqui. Dessa comunidade que sempre me apóia”, afirmou ele.

Vocação

Nascido na cidade de João Monlevade, Padre Euclides manifestou a vocação do sacerdócio desde de criança. Ingressou na Congregação do Santíssimo Redentor, leigo, onde permaneceu por seis meses. Depois sentiu o apelo religioso quando foi admitido no Seminário de Pirassununga já aos 28 anos, apenas com curso primário.
Nasceu em uma família simples de Minas Gerais, hoje é conhecido na comunidade da Lapa de Baixo como Padre Euclides. Sempre atuou na comunidade da Lapa de Baixo. Após 25 anos de sacerdócio, ele afirma: a sensação é a mesma do primeiro dia. “A gente sente uma gratidão a Deus pela vocação. Estou muito contente”, revela o religoso.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA