Projeto contra a violência

0
1262

Foto:

Maria Lúcia Vieira Pinto e Carmem Silvia Salles

A violência é considerada um grave problema de saúde pública no Brasil, devido aos sofrimentos e seqüelas que causam às vítimas. Como muitas dessas pessoas são atendidas em postos de saúde, a Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura da Lapa desenvolveu o Projeto Violência: Visão, Missão e Atuação Intersetorial, que tem como objetivo sensibilizar e capacitar os profissionais da área de saúde no atendimento às vítimas.
De acordo com Maria Lúcia Sempionato Vieira Pinto, diretora da Unidade Básica de Saúde Vila Ipojuca (UBS Vila Ipojuca), este projeto vem sendo implantado pela coordenadoria desde 2002. A psicóloga Carmem Silvia Queluz Toledo Salles é a responsável pela iniciativa, junto com a coordenadora Lúcia Langanke. Carmem afirma que a primeira fase dos trabalhos de sensibilização e capacitação dos profissionais dos postos de saúde da Lapa já foi concluída. “Todos os postos da coordenadoria têm profissionais capacitados a reconhecer casos de violência, que serão notificados para que seja feito um trabalho com a vítima e seus familiares”, observa.
Segundo a diretora, existem na UBS Vila Ipojuca duas notificações de casos de violência, cometidas contra crianças. Um deles já está confirmado, o outro ainda não. Como as notificações começaram a ser feitas recentemente, Carmem e Lúcia acreditam não ser possível ainda mapear a violência no bairro. “Esse trabalho de notificações está sendo feito para termos este mapeamento”, explica Lúcia.
O projeto conta ainda com a implantação de um núcleo de atenção às vítimas de violência, seus familiares e ao agressor em funcionamento no Ambulatório de Especialidades Doutor Fernando Ramires Cruz. Carmem destaca que o projeto consegue montar uma rede de atuação, envolvendo outras instituições e secretarias. Essa rede já conta com a participação do Conselho Tutelar da Lapa, Cedeca Lapa, Centro de Referência a Vítimas de Violência (CNRVV) do Instituto Sedes Sapientiae, Vara da Infância e da Juventude da Comarca da Lapa, Escritório Modelo, Coordenadoria de Educação e Coordenadoria de Ação Social e Desenvolvimento da Subprefeitura da Lapa.
Carmem afirma que instituições e profissionais com interesse em participar podem entrar em contato com a UBS Ipojuca “A rede é importante porque nela as pessoas trocam informações, expõem sentimentos, dão e recebem apoio, se conhecem e estreitam relações de maneira que, juntas, possam prestar melhor atenção às vítimas e familiares”, observa.
A Unidade Básica de Saúde de Vila Ipojuca fica na Rua Paumari, 53. Telefones 3021-1492 e 3021-9369.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA