Revelando São Paulo começa na sexta-feira

0
1253

A 12° edição do “Revelando São Paulo” começa na próxima sexta-feira, dia 12, no Parque da Água Branca. O encontro de tradições reunirá 600 artesãos e culinaristas além de 350 grupos artísticos de mais de duzentos municípios do Estado de São Paulo.
Serão dez dias de festa com as mais diversas manifestações culturais paulistas. Grupos de Folias de Reis, Cavalgadas, Cortejos de Bonecões, Violas e Violeiros estão na programação que vai até dia 21, com um total de 30 eventos.
Entre as apresentações estão ainda as Cavalhadas, Tropas de Mulas e Carros de Bois. Mais de duzentos animais, entre cavalos, touros, búfalos e tropas de mulas estarão na festa. O Revelando terá 80 estandes de culinária e 155 de artesanato.
Uma das novidades será a Noite Cigana, a partir das 18h, do primeiro dia do evento, com a fogueira na arena central e a cerimônia de Santa Sara Cali, grande devoção do povo cigano. Na sexta também haverá o VIII Em torno da Mesa Paulista Tradicional e IX Rancho Tropeiro.

Homenagens

Produzido pela organização Abaçaí Cultura e Arte e realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, o Revelando terá o II Encontro de Orquestras de Violas e o VIII Festival da Amizade em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa que continua no domingo (14), das 9 às 19h, na arena. No Festival será apresentada a cultura imigrante no Estado. A comemoração da colheita ficará por conta de cinco grupos de Trança Fitas. Em homenagem as raízes negras terá a Noite dos Tambores com participação de dez grupos entre Batuque de Umbigada, Sambalenço, Maracatu e Afoxé além de dezoito orquestras de violas, cinqüenta duplas de violeiros e sanfoneiros, catorze grupos de catira, dez grupos de Fandangos, quarenta de Folias de Reis, entre outras atrações.“Como a festa cresceu muito estamos começando na sexta-feira, mas a grande abertura será no domingo com a cerimônia transreligiosa. A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega no Memorial da América Latina, trazida da Basílica de Aparecida, e segue em cortejo para a abertura oficial no Parque da Água Branca, às 11h”, lembra o diretor da Abaçaí, Toninho Macedo.
No último dia de evento acontece a chegada dos romeiros e caminheiros. Duzentos cavaleiros encerram a festa dia 21.
O evento será das 9h às 22h, na Avenida Francisco Matarazzo, 455. Outras informações pelo site da secretaria (www.cultura.sp.gov.br)ou telefone 3865-4130 do parque.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA