Vigilância trabalha na prevenção

0
916

Foto:

Larva foi encontrada num prato de planta na Leopoldina

As equipes do Serviço de Vigilância de Saúde Ambiental da Lapa/Pinheiros da Prefeitura de São Paulo continuam as visitas aos imóveis na região, orientando os moradores no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.
Segundo a veterinária responsável pelo Serviço de Vigilância de Saúde Ambiental da Lapa/Pinheiros, Maria Cecília Marcondes Veiga, os agentes realizam um trabalho de prevenção, orientando os moradores a manter recipientes como pratos de vasos de plantas, vidros e pneus sem água limpa parada para evitar que a larva se reproduza e evite a transmissão da doença. “Como nesta época as pessoas viajam muito e podem voltar para a cidade contaminadas pela Dengue, uma providência importante é eliminar os possíveis focos de larvas, para que o inseto não se desenvolva. Sem o mosquito não há a transmissão da doença”, explica Cecília.

Trabalho

Durante as visitas da equipe da Vigilância às residências da Vila Leopoldina, na quarta-feira, 17, foi coletada uma amostra com larvas em um prato de planta. O material foi encaminhado para análise e o resultado deve ficar pronto em cerca de uma semana.
Os agentes lembram os moradores a virar recipientes e deixar a caixa d’água tampada e limpa, evitando a reprodução do mosquito. “Colocar areia até a borda, virar, fazer furos ou até eliminar os pratos das plantas é importante para que a larva não se desenvolva”, informavam as agentes, Helena Jussara Néri Chaves e Luciana Maria Rodrigues, nas residências da Leopoldina.
Aos sintomas de febre, náusea, dor de cabeça, dores musculares e atrás do olho, os agentes pedem para que os moradores evitem a automedicação e procurem o posto de saúde mais próximo de sua casa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA