Ex-presidente da Argentina|conversa com estudantes

0
1369

Foto:

Fernando de la Rúa ao lado do diretor Custório Pereira no seminário da Rio Branco

Alunos do curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco que participaram do seminário “História da Diplomacia Brasileira: Olhando para o século XXI”, tiveram a oportunidade de dialogar, na terça-feira, 19, com um ilustre visitante: Fernando de la Rúa, ex-presidente da Argentina (1999-2001).
Ao palestrar para um auditório lotado, de la Rua mostrou-se preocupado com o estágio atual do Mercosul. “É uma pena que a relação entre países membros se reduza a discussões de tarifas aduaneiras controlando produtos como autopeças ou frango”.
Minutos antes de sua palestra, o ex-presidente argentino concedeu entrevista ao Jornal da Gente. Confira o resumo desse bate-papo.
“Lamento que tanto na campanha eleitoral brasileira quanto no panorama político da Argentina não se fale absolutamente nada sobre o futuro do Mercosul. É preciso que retomemos essa discussão. Precisamos buscar uma efetiva integração regional em setores como tecnologia e educação, por exemplo”.
“Não há como pensar em desenvolvimento sem avançar na educação. E a internet é um campo promissor para esse fim. Estamos (Brasil e Argentina) muito atrasados em relação ao uso da internet nas escolas. Não basta colocar um computador na mão de cada crianças. É preciso capacitar os professores de modo a aproveitar de forma organizada o potencial de conteúdo que o Google oferece.
“Não entendi o posicionamento do Brasil na questão do embargo ao Irã. Tratava-se de uma ação diplomática fora da área de influência regional”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA