Lapa de Baixo teme por desapropriações

0
1455

Foto:

Orla ferroviária será reurbanizada

Moradores e comerciantes da Lapa de Baixo estão preocupados com o andamento da Operação Urbana Lapa-Bras, projeto da Prefeitura que prevê ampla reurbanização da orla ferroviária. Existe, hoje, um temor generalizado de que tal processo de transformação implique na desapropriação de grandes áreas.
O blog Minha Lapa Minha Vida (www.minhalapaminhavida.blogspot.com) abriu espaço para o debate dessa questão. “Pegamos o mapa que a Prefeitura fez mostrando a área de abrangência da Operação Urbana Lapa-Brás e fizemos uma sobreposição com o Google Map. Assim, conseguimos identificar exatamente que ruas compõem a área de Operação Urbana”, explica Tom Ribeiro Pereira, do Minha Lapa Minha Vida.
A sobreposição mostra que a mancha da área sujeita ao que a Prefeitura denomina de Transformação Incentivada atingiria a área do Central Parque Lapa. O blog explica que, de acordo com a Prefeitura, as Áreas de Transformação Incentivada são aquelas onde os mecanismos tradicionais das operações urbanas podem ser aplicados”. O blog segue mostrando que, sempre segundo a Prefeitura, “Operação Urbana é um vasto e crescente campo das ações urbanísticas complexas que transitam entre os tradicionais mecanismos legislação-licenciamento e desapropriação-obra pública”.
A União dessas duas explicações, na interpretação do Minha Lapa Minha Vida, acende o farol amarelo quanto à possibilidade de futuras desapropriações na Lapa de Baixo. Tom e um grupo de voluntários já se mobilizam e colhem adesões num abaixo-assinado contra as desapropriações.
Nos últimos dias, vários moradores, visivelmente aflitos, procuraram o Jornal da Gente e externaram o medo de verem suas casas envolvidas em desapropriações. Diante disso, e com o objetivo de dar ao leitor um panorama real da Operação Urbana Lapa-Brás, o JG convidou o secretário municipal Miguel Bucalen (Desenvolvimento Urbano), o vereador Police Neto e o Minha Lapa Minha Vida a participarem de uma rodada especial da série de seminários Comunidade e Cidadania em data ainda em aberto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA