Governo garante posse do Hospital Sorocabana

0
949

Foto:

Pressão comunitária teve desfecho favorável pela retomada do hospital

A notícia chegou no sábado, por meio de um e-mail enviado pelo vereador Gilberto Natalini, membro do G-8 e um dos parlamentares que tem atuado em defesa do Sorocabana. “O Hospital voltou a ser do povo. Municipalização já!”, comunicava o vereador do PV, dando conta de que uma liminar expedida pela juíza Silvia Maria Novaes de Andrade garantia ao governo do Estado de São Paulo, a posse do terreno e prédio do complexo hospitalar da Rua Faustolo.

Em 1955, o terreno foi cedido pelo governo estadual, à Associação Beneficente Hospitais Sorocabana, desde que no local funcionasse um hospital. Como em setembro de 2010, o Hospital Sorocabana encerrou suas atividades, abriu-se brecha jurídica para que o estado pedisse de volta a posse dos bens, algo que agora se concretiza com o despacho da juíza Silvia.

Além de Natalini, outros parlamentares estão engajados na costura de uma solução jurídica e político- administrativa que, juntas, possibilitem a reabertura do Sorocabana: os vereadores Carlos Neder (PT), Claudinho (PSDB), Paulo Frange (PTB) e Donato (PT), bem como Luiz Cláudio Marcolino (deputado estadual pelo PT) e Carlos Zarattini (deputado federal pelo PT) . Todos eles são integrantes do G-8 (vereadores) ou do G-10, grupos políticos engajados com as questões da região da Sub Lapa.

Essa frente suprapartidária foi mobilizada a partir de manifestações comunitárias espontâneas e também de ações articuladas por entidades como ACSP-Lapa, Ciesp Oeste, CCP-Oeste, OAB-Lapa, Consabs Lapa, Associação dos Advogados da Lapa, Associação Amigos da Vila Ipojuca, entre outras. O próximo passo da mobilização é lutar para que nenhum entrave burocrático ou mesmo de natureza política impeça a transferência do Sorocabana para a gestão municipal. Nesse sentido, já está protocolado na Secretaria Municipal de Saúde abaixo-assinado com mais de 4.500 assinaturas de moradores e empresários em apoio ao processo de municipalização. O prefeito Gilberto Kassab assegura que existem recursos suficientes para reabrir o Sorocabana no curtíssimo prazo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA