Preservando a história

0
1099

É histórica a parceria assinada entre os presidentes da Sociedade Beneficente União Fraterna, João Mantovani Filho, e do Instituto Anastassiadis, Eudóxios Stefanos Anastassiadis, na noite de quinta-feira, 27, no prédio da Rua Guaicurus, cartão postal de entrada da Lapa.

No documento, o Instituto se compromete a desenvolver a gestão administrativa de projetos nos âmbitos social, cultural e educacional em benefício das duas partes, da mesma forma a União Fraterna também se compromete a apoiar todas as iniciativas do instituto. A parceria prevê a criação de um conselho gestor com representatividade tanto do instituto quanto da União Fraterna, para viabilizar a gestão de forma conjunta para atingir metas para o restauro do imóvel tombado pelo patrimônio histórico da cidade.  Aliás uma das grandes dificuldades encontradas pelo presidente da União Fraterna foi viabilizar o alto valor necessário ao restauro do prédio, projetado pelos arquitetos José Viandana, Ítalo Catalani e Ricieri Pinotti, e construído na década de 30.

A ideia é reabrir as portas fechadas em virtude do aperto de fiscalização após a tragédia do incêndio da Boate Kiss em Santa Maria (RS), que fez todos os governantes se prevenir de novos acidentes. Anastassiadis terá uma grande responsabilidade, junto à diretoria da União Fraterna. É que a Sociedade faz parte da história da Cidade e está ligada ao período de grande fluxo de imigrantes, entre 1870 a 1930, uma época de ausência de leis trabalhistas. Por isso, a entidade teve muita importância por suprir naquele período a falta de um sistema de previdência social aos trabalhadores. Fundada em 21 de outubro de 1925 com a fusão de duas entidades anteriores, a Sociedade Ítalo Brasileira de Mútuo Socorro (de 1907) e a Mútuo Socorro Centro Operário (de 1922), a entidade teve como nome inicial Sociedade de Mútuo Socorro União Fraterna da Água Branca. Depois passou ser denominada Sociedade Beneficente União Fraterna. Mas não é só isso, seu salão se tornou famoso pelos verdadeiros bailes de terceira idade que uniu muitos casais na pista de dança que também foi cenário de vários filmes.

O documento é um pacto da União Fraterna com o Instituto Anastassiadis pela recuperação e preservação do prédio tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo. Segundo o presidente Anastassiadis, a ideia é transformar a União Fraterna em um instituto nos moldes do Banco do Brasil, Itaú Cultural e Sala São Paulo, com grandes eventos culturais e exposições. Como o instituto presidido por Anastassiadis é ligado a Alfa Realty, a missão será mais fácil do que foi para o presidente da União Fraterna.  Sem dúvida a iniciativa enriquece o bairro, preservando o prédio tombado num momento em que a região passa por transformações urbanísticas. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA