Newton Lima toma café|na redação do JG

0
1071

Foto:

Lima fez um balanço de seu mandato e falou sobre seus desafios para a próxima legislatura

O deputado federal Newton Lima, candidato à reeleição pelo PT, tomou café na redação do Jornal da Gente a tarde da quinta-feira, 18. Ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos, Newton focou seu mandato de parlamentar nas áreas de educação, ciência e tecnologia. “Fui um dos protagonistas na criação do Plano Nacional de Educação que criou metas para educação no país. Atuei para que fossem criadas políticas de fomento da inovação tecnológica para a indústria brasileira para que ela recupere ou mantenha sua competitividade. Trabalhei em medidas estruturantes nessas áreas, pois vejo que é importante investir na capacitação do trabalhador para melhorar sua produtividade e dar condições para que as indústrias invistam em tecnologia”, afirma Lima, que foi presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Indústria Nacional, trabalhando, entre outros pontos, na desoneração do setor. Newton também foi eleito presidente da representação brasileira no Parlasul, o parlamento do Mercosul. “Trabalhei pelo fortalecimento do bloco, que hoje tem grande importância na pauta de exportações do país”, explica o parlamentar que ocupou o cargo por quatro anos. 

Entre outros projetos, o parlamentar nascido na Lapa foi autor do projeto de lei (PL 393/2011) que pede o fim da censura às biografias. A proposta modifica o art. 20 do atual Código Civil brasileiro (Lei nº 10.406, de 2002), para garantir a divulgação de imagens e informações biográficas sobre pessoas de notoriedade pública, cuja trajetória pessoal tenha dimensão pública ou cuja vida esteja inserida em acontecimentos de interesse da coletividade. 

“O que queremos mostrar é que, ao se escrever a biografia de um determinado personagem de nossa História, seja um político, um artista ou até mesmo um anônimo ou um homem simples do povo, o que se está escrevendo é a própria história da sociedade na qual ele (o personagem) está inserido, uma vez que não existe sujeito histórico isolado, sem uma contextualização de sua vida no espaço e tempo históricos”, argumentou Newton Lima.  

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA