Projeto japonês leva oficinas de reciclagem para Tendal da Lapa

0
3131

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Chefe do projeto, Soeda Shungo e entidades do setor de eletroeletrônicos no evento

Oficinas de pintura e de bijuterias com placas e teclas de computador reuniram crianças e adultos nas atividades do projeto descarte On, sábado, 11, no Centro Cultural Tendal da Lapa (Rua Constança, 72). A programação faz parte das ações do projeto-piloto de logística reversa de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE), resultado da parceria entre o governo do Japão e do Brasil, desenvolvido pela JICA – órgão do governo japonês – na área da Subprefeitura Lapa. “O objetivo é sensibilizar o cidadão paulistano sobre a importância do descarte correto e da Logística Reversa de Eletroeletrônicos”, disse o chefe do projeto Soeda Shungo, que veio do Japão para o evento no Tendal.

A logística reversa instituída no Brasil por Lei (12.305/2010: Art. 30) compartilha a responsabilidade do ciclo de vida dos produtos entre fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, os consumidores além dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos (produtos descartados pela população). Pela Lei, os consumidores deverão efetuar a devolução às lojas ou distribuidores após o uso. As lojas e distribuidores deverão efetuar a devolução às fabricantes ou importadoras dos produtos. As fabricantes e as importadoras darão uma destinação ambiental adequada aos produtos reunidos ou devolvidos.

O evento teve exposição do mascote do projeto – o robô feito com resíduos – e eletroeletrônicos antigos como televisores, telefones e até máquina de escrever (o antigo lap top). O público aproveitou o cenário com eletrodomésticos vintage para tirar fotos e lembrar como era na época da vovó.

Maria Isabel Coelho
Diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Amlurb Daniel Oliveira com a representante da Fecomércio e da ABREE

Quem passou pelo Tendal assistiu as apresentações sobre o projeto de logística reversa de Resíduos Eletroeletrônicos com o chefe do projeto descarte On da JICA, o diretor do departamento de Planejamento e Desenvolvimento da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, Samuel Oliveira, Mara Balan da ABREE (Associação Brasileira de Resíduos Eletroeletrônicos), Cristiane Correa da Fecomércio e Alex Luiz Pereira da cooperativa Coopermiti – parceiros no projeto-piloto. “É triste que os eletroeletrônicos que trouxeram comodidade e fizeram parte de nosso dia a dia, causem danos ao meio ambiente e a saúde por não terem um tratamento adequado”, afirma Shungo.

O projeto descate ON conta dez pontos de Coleta nas Lojas de redes varejistas na região (como Lojas Americanas, Extra, Pernambucanas, Casa Bahia, Ponto Frio e WalMart – na coleta dos resíduos) para que o consumidor descarte de forma correta os eletroeletrônicos até 31 de outubro – prazo do piloto. Outras informações sobre endereços de descarte no site do projeto (http://www.descarteon.jica.eco.br/como-descartar.html#coleta-lojas).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA