Grupo manifesta interesse na reurbanização de área na Leopoldina

0
2813

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Votorantim em processo de desativação é uma das empresas interessadas na reestruturação da área Vila Leopoldina

O Grupo Votorantim, a SDI Desenvolvimento Imobiliário e a BV Empreendimentos e Participações, em parceria com o Urbem – Instituto de Urbanismo e Estudos pela Metrópole apresentaram na Prefeitura de São Paulo uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) com o objetivo de desenvolver estudos técnicos para um projeto de reestruturação urbana da área entre a várzea da margem direita do Rio Pinheiros, na Vila Leopoldina, Ponte do Jaguaré e os parques Candido Portinari e Villa Lobos.

A proposta segue as diretrizes de um Projeto de Intervenção Urbana (PIU), instrumento previsto no Plano Diretor do município que foi regulamentado em março deste ano. Esse tipo de projeto permite que empresas solicitem autorização para realizar estudos e proponham à Prefeitura planos de desenvolvimento urbano fundamentados em programa de interesse público, atendendo aos parâmetros do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento.
A área do perímetro de intervenção possui cerca de 290 mil m² que no passado abrigou instalações industriais de diversos setores, entre eles a Metalúrgica Atlas. “O novo marco regulatório permite a viabilização de propostas urbanísticas formuladas a partir da definição conjunta de estratégias entre a iniciativa privada e o poder público. Isso pode contribuir para a revitalização daquela área”, diz Benjamin Citron, responsável pela área de Desenvolvimento Imobiliário da Votorantim.

A Votorantim possui duas quadras com área total aproximada de 110 mil m², com grandes edificações industriais em processo de desativação. Os proponentes são também proprietários de área com cerca de 30 mil m² na mesma região, junto a um antigo ramal ferroviário ocupado pela Favela da Linha. A intenção dos proprietários é desenvolver um modelo econômico e financeiro para a região, que contemple moradia adequada às famílias que ocupam a Favela da Linha, a Favela do Nove e as invasões junto ao conjunto habitacional Cingapura Madeirit. A realocação das famílias será facilitada pela disponibilidade de diversas Zeis 3 no entorno do perímetro proposto. A proposta de desenvolvimento urbano da área abre oportunidade para a aplicação das novos incentivos introduzidos pelo Plano Diretor Estratégico 2014 e pela Lei de Uso e Ocupação do Solo 2016 na formação de novos espaços urbanos de São Paulo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA