Audiência do PIU Arco Tietê tem pouca participação

1
3137

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Apesar do grande impacto estrutural previsto para o projeto, o público foi de apenas 18 pessoas – incluindo funcionários da Prefeitura que trabalharam no evento.

Foi baixa a participação na audiência pública de apresentação do Projeto de Intervenção Urbana Arco Tietê (PIU Arco Tietê) realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e SPUrbanismo, na quinta-feira (10) no auditório da CET da Avenida Marquês de São Vicente. O projeto abrange uma área de 6 mil hectares com proposta de intervenção em áreas subutilizadas. Apesar do grande impacto estrutural previsto, o público foi de apenas 18 pessoas – incluindo funcionários da Prefeitura que trabalharam no evento.

O diretor de Desenvolvimento e Urbanismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Fábio Mariz, a superintendente de desenvolvimento da SP Urbanismo, Carla Poma, e a arquiteta e coordenadora do projeto de Área de Intervenção Urbana Centralidades da SP Urbanismo, Anna Gabriela Callejas apresentaram as transformações propostas para o perímetro do Arco Tietê, com destaque para a região da Lapa com o desenvolvimento ao longo do rio e da ferrovia, como prevê o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo.
O urbanista da SPObras, Rafael Giorgi Costa e o chefe de gabinete da Subprefeitura Lapa, Adaucto Durigan também participaram da mesa de autoridades.

Anna Gabriela lembrou que a densidade populacional da Lapa é menor do que a área comporta, com proporção de três vagas de emprego para cada habitante. As mudanças tem a intenção de trazer mais pessoas e fomentar o serviço na região. “Será um adensamento da região com qualidade”, afirmou a coordenadora do projeto de Área de Intervenção Urbana Centralidades da SP Urbanismo, Anna Gabriela Callejas.

Entre as intervenções previstas está à reabertura do Córrego do Curtume, com remanejo das linhas de alta tensão e criação de parques para valorizar o entorno. Na Rua Guaicurus, o objetivo é conectar os equipamentos como a Subprefeitura Lapa, o Poupatempo e o Mercado da Lapa, com espaços qualificados entre eles. Na Lapa de Baixo estão previstas alterações estruturais com garantias de respeito à morfologia e memória arquitetônica do bairro.

O diretor de projetos da SPObras Fábio Mariz explicou que o PIU do Arco Tietê terá outras duas audiências públicas. Além da Lapa e Freguesia do Ó que ocorreram nos dias 9 e 10, serão realizados encontros no Auditório da Subprefeitura Santana (Avenida Tucuruvi, 808) no dia 16, e no Auditório Azul do Sindicato dos Bancários (Rua São Bento, 413), no dia 22. “A ideia é que o projeto seja enviado à Câmara até o fim de dezembro”, disse Mariz.
Os interessados em apresentar sugestões para a minuta participativa do projeto podem acessar o site Gestão Urbana até o dia 25 de novembro.

1 COMENTÁRIO

  1. Sou moradora recente aqui na Lapa de baixo(10 meses) e gostaria imensamente de participar dessas reuniões para melhorias do bairro, me interessa muito , no momento não poderia pois estou em recuperação de uma cirugia de urgência que passei a uma semana atrás, então mesmo querendo no momento não me seria possível , mas nas próximas futuras com certeza participarei, o problema é que só agora fiquei sabendo, claro, só agora pude acessar a internet, gostaria que a divulgação fosse maior e mais abrangente dessas reuniões, espero numa próxima estar apta para participar e desde já desejo sucesso a vocês, um grande abraço a todos. Moro na rua Calendário numero 104 Residencial Parque Lapa.

DEIXE UMA RESPOSTA