Capoeira em livro

0
660

RENATA DE GRANDE

O Espaço Cultural Tendal da Lapa foi palco do lançamento do livro Capoeiragem – Expressões da Roda Livre, do mestre Russo de Caxias, do Rio de Janeiro. O evento foi promovido no dia 3 de novembro, quinta-feira, pelo Grupo IÊ juntamente com a Federação Anarquista de Capoeira Angola (FACA).
Um das mais tradicionais e conhecidas, a Roda de Duque de Caxias existem há mais de 30 anos, e já se apresentou em diversos estados brasileiros. O mestre Russo, que participou do lançamento, aproveitou a ocasião e falou um pouco sobre a desmistificação da capoeira. “Considero-me um zelador da cultura. Por isso procuro desmistificar os tipos de capoeira, pois ela acaba sendo única, porém, é praticada de diferentes formas, com isso cultivamos a aceitação das diversidades”, discursou o mestre, explicando que em seu livro ele fez uma auto-biografia a partir de depoimentos de pessoas que trabalharam ao seu lado.
Segundo o professor Rui Carlos Takeguma, que há mais de 10 anos cultiva a capoeira de angola, o foco do grupo está na busca em conciliar uma pedagogia libertária com a arte popular da capoeira. E lançar um livro que enfoca a arte como forma de libertação e desmistificação é muito positivo. “Procuramos manter as raízes da cultura africana, uma visão diferente de mundo, pois aqui não há competitividade”, explica o professor, que dá aulas de capoeira no Tendal, as segundas, quartas e sextas-feiras.
Este lançamento faz parte do Projeto Memória da Capoeira UM, onde a FACA registra a musicalidade e história de mestres de capoeira. No sábado e domingo, 5 e 6 de novembro, será gravado o 3º CD de músicas de capoeira, além das rodas e oficinas sobre o arte, no Clube da Cidade Edson Arantes do Nascimento – Pelezão. Rua Belmonte. O evento acontece neste sábado, das 11 às 19h30, e no domingo, das 13 às 15h. Rua Belmonte, 957. telefone 3834-0032. Mais informações sobre as aulas de capoeira no Espaço Cultural Tendal da Lapa entre em contato pelo Telefone 3862-1837. O espaço está localizado na
Rua Guaicurus, 1100.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA