Secretário Calil critica Subprefeitura da Lapa

0
767

Foto:

Calil considera que subprefeitos não sabem gerir questões culturais

“Conseguimos trabalhar bem com algumas subprefeituras. Com outras, não. Infelizmente, encontramos dificuldades em dialogar com a Subprefeitura da Lapa”. A afirmação é do Secretário da Cultura, Carlos Augusto Calil, que se posicionou a respeito desse relacionamento na segunda-feira,13, durante um debate com artistas e estudantes no Espaço Cultural Tendal.
Calil avalia negativamente os resultados da descentralização das atividades culturais, ocorrida na gestão Marta Suplicy (PT) e mantida na atual administração PSDB-PFL. Nesse sistema, quem responde pelo planejamento são os subprefeitos, por meio de suas Coordenadorias de Cultura. “O que podemos constatar é que tal modelo não está funcionando. Os subprefeitos não estão preparados para administrar a cultura”, sustenta Calil.
Exemplo clássico da falta de sintonia entre a pasta coordenada por Calil e a Subprefeitura da Lapa é a questão do Poupatempo. Para o subprefeito Paulo Bressan, o único lugar disponível para a implantação da praça de serviços é o prédio da Rua Guaicurus, 1000, que hoje abriga a Subprefeitura e o Espaço Cultural Tendal, que teriam de ser deslocados para outro local. Calil, no entanto, discorda e luta para que o Espaço Cultural permaneça onde está. “Não sou contra o Poupatempo, em si. Mas entendo que o prédio da Guaicurus deve ser preservado para o Tendal. Quando decidiram por esse tipo de projeto (o Poupatempo), a Secretaria de Cultura não foi comunicada. Num diálogo direto com o prefeito Gilberto Kassab e com o governador Claudio Lembo, a Secretaria fechou um acordo que estabelece a manutenção do Tendal no seu espaço atual. Para mim, este compromisso é o que está valendo”.
O posicionamento de Calil choca-se com a informação publicada com exclusividade pelo Jornal da Gente, em setembro, dando conta que, segundo o secretário estadual da Casa Civil, o Poupatempo Lapa já tem seu lugar sacramentado: a própria Rua Guaicurus, 1000.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA