Estado vai reformar todo o prédio do Sorocabana

0
1095

Foto:

Audiência começou na sala Tiradentes e devido à lotação foi transferida para plenário

“A ideia é que até o mês que vem comecem as obras de reforma do Hospital Sorocabana”, disse o secretário adjunto de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, José Manoel de Camargo Teixeira, durante a audiência pública da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, quarta-feira, 5. A audiência também teve a presença do assessor da Superintendência da Autarquia Municipal de Saúde, Rubens Kon, que representou o secretário Municipal José De Fillipi Junior.

O encontro das autoridades de saúde com a comunidade foi solicitado à comissão pelo vereador Gilberto Natalini que acompanha a luta comunitária dos lapeanos para reabertura do Sorocabana, fechado desde 2010.

José Manoel explicou que o Estado vai reformar todo o hospital. “Os recursos, cerca de R$ 15 a 20 milhões, serão parte do Estado parte do Município. O projeto executivo já está pronto”, garantiu o secretário. Questionado sobre a possibilidade de construção de um novo prédio, ele afirmou que essa ideia está descartada. O assessor da Autarquia Municipal lembrou que o prédio tem boa estrutura e pode ter instalações modernas e adequadas.

O imóvel onde está o Sorocabana pertence ao Estado, que cedeu para a Associação Beneficente Hospitais Sorocabana para o funcionamento do serviço de saúde, mas por conta de dívidas da entidade as atividades foram paralisadas em 2010. Com base no termo de cessão, o Estado retomou a area na Justiça e transferiu em 2012 ao Município para colocar o hospital em funcionamento.

Durante a audiência, a conselheira Regional de Saúde Lapa/Pinheiros, Bertô Moraes, cobrou explicação sobre o decreto do Governo passando para o Hospital das Clínicas dois andares (4º e 5º) do prédio para leitos de retaguarda. “A ocupação será provisória, por cerca de dois anos, depois as instalações voltam para o Município”, esclareceu José Manoel. Bertô pediu que fosse oficializado o período de uso com um novo decreto.

Para Natalini, a audiência foi esclarecedora. “Foi bom o secretário dar essas declarações para comunidade”, concluiu.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA