Faixa de ônibus da Gavião Peixoto gera polêmica

0
1300

Foto:

Faixa exclusiva será implantada ao longo de 500 metros

Uma faixa da Operação Dá Licença para o Ônibus será implantada nesta segunda-feira, 22, na Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e São Paulo Transporte (SPTrans).  A faixa exclusiva à direita será implantada ao longo de 500 metros de extensão no sentido Centro, entre a Rua Barão da Passagem e a Avenida Mercedes, emendando na faixa exclusiva já existente.

Os ônibus terão exclusividade de passagem de segunda à sexta-feira, das 6h às 9h da manhã. A medida tem o objetivo de priorizar  o transporte público e reduzir o tempo de viagem dos usuários dos ônibus, mas mesmo antes da implantação já gera preocupação nos donos de clínicas instaladas ao longo da via.

Para o diretor da Clínica DJG, Dimitrie Josif Gheorghiu, a faixa exclusiva aumenta a velocidade dos ônibus e o perigo de acidentes com pedestres. “São mais de 30 mil pessoas andando de um quarteirão a outro, todo mês, com risco de atropelamento. O que deveria ser feito (pela CET) é a colocação de um farol de pedestre, que inclusive já foi pedido, uma vez que quem circula por aqui, em sua maioria, são pessoas com problemas de saúde e mobilidade reduzida que vem ao médico”, alerta o representante das clínicas do trecho.

Sinalização

A CET informa que para sinalizar a nova faixa, foram utilizados 480 m² de tinta e implantadas 24 placas de sinalização para avisar aos motoristas e pedestres da nova operação na via. Circulam pelo local 28 linhas de ônibus, transportando, aproximadamente, 181,5 mil passageiros em um dia útil.

Segundo a CET, a velocidade regulamentada tanto para os ônibus que circulam pela faixa da direita quanto para os demais veículos é de 60 km/h. 

Os primeiros dias de operação terá um trabalho educativo, sem aplicação de multas. Durante esse período, os agentes de trânsito da CET e os fiscais da SPTrans vão monitorar a circulação dos ônibus e orientar os usuários quanto ao respeito à faixa exclusiva. Quando a fiscalização for iniciada, a multa aos condutores infratores será de R$ 53,20, com perda de três pontos na carteira.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA