Falando do HIV

0
1084

No Dia Mundial da Luta contra a AIDS (1° de dezembro), a Coordenadoria Regional de Saúde Oeste promoveu uma campanha de prevenção e testagem do HIV, em parceria com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e o apoio da Subprefeitura Lapa. Foram realizados 129 testes rápidos de HIV e fornecidos 50.000 preservativos.

A testagem e orientação aconteceram num trailer instalado no Entreposto. A atividade contou com a colaboração de funcionários do Ceagesp e 50 profissionais, entre Agentes Comunitários de Saúde, equipe de Consultório na Rua da UBS Parque da Lapa e agentes de prevenção dos Serviços de Assistência Especializada da Lapa e Butantã que distribuíram camisinhas e material informativo.

A motivação de realizar a campanha é que neste dia as pessoas conversem e tenham maiores informações sobre a prevenção do HIV e possam levar o assunto para suas rodas de conversas disseminando o saber de que o uso da camisinha ainda é a melhor forma de evitar o contágio.

Apesar da AIDS não ter cura, há tratamento para a doença e o diagnóstico precoce permite uma melhora substancial na qualidade de vida do portador do vírus, diminui as taxas de mortalidade por AIDS, atua como instrumento de prevenção e interrompe a cadeia de transmissão.

É preciso alertar as pessoas para a consciência do seu status sorológico e ofertar acesso à testagem.

Reginaldo Bortolato é assessoria técnica de DST/Aids da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste da Secretaria Municipal da Saúde

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA