Mosquito da dengue avança na região

0
1254

Foto:

AMA Sorocabana fica lotada por causa dos casos de dengue

O secretário-adjunto de saúde, Paulo Puccini, apresentou na última quinta-feira (26) o quinto balanço  sobre a situação da dengue até a décima semana epidemiológica de 2015. No período de 4 de janeiro a 14 de março, 15.789 casos foram notificados e 4.436 foram confirmados autóctones (contraídos no município). No mesmo período de 2014, a cidade teve 4.326 casos notificados e, destes, 1.412 autóctones confirmados. Cerca de 47,5% dos casos estão concentrados na zona norte de São Paulo.

Pelo levantamento, a Lapa (toda região) tem 33 casos confirmados, a Leopoldina mais 33, Perdizes/Pompeia 21, Barra Funda 4, Jaguara 9 e Jaguaré 19. A moradora da Lapa de Baixo e líder comunitária, Edna Martins foi uma das pessoas contaminadas pelo vírus da dengue, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti que se reproduz no calor e em água limpa parada. Edna conta que precisou ficar internada por três dias. “Eu achei que era gripe. Já vinha com dores no corpo por 15 dias, fui ao hospital e a médica diagnosticou virose e receitou medicamento. Depois que iniciei o tratamento comecei a colocar sangue pela boca, mas foi por causa do antibiótico. Voltei para o hospital e fui internada. Foi constatado que era dengue, mas não era a hemorrágica. O sangramento foi provocado pelo antibiótico mesmo. Aqui na Lapa de Baixo deve ter alguns focos porque tem vários casos. Precisa de nebulização da Prefeitura”, alerta Edna os órgãos da Secretaria Municipal de Saúde. 

Segundo a moradora, a coisa está feia na região. “Tem pelo menos três novos casos na Rua Felix Guilhem, um na Rua Moxei e pelo menos mais um que fiquei sabendo no Largo da Lapa. Uma professora que esteve na escola Guilherme Kuhlmann (também na Lapa de Baixo) disse que tem duas crianças com dengue lá. E tem mais uma vizinha, aqui na Alves Branco”, relata a moradora que se recupera da dengue. “Minha vizinha esteve na AMA 24h (do Hospital Sorocabana) e desistiu de esperar porque estava muito lotado. Ela teve que ir para um hospital particular”, revela a líder comunitária da Lapa de Baixo.

Moradora da Zona Norte, a assessora de imprensa da Subprefeitura Lapa, Roberta Leme Schiazza, não escapou do mosquito, também teve de ficar internada e se recupera da dengue. A Coordenadoria Regional de Saúde Centro Oeste foi questionada se alguma ação está programada para os distritos da Subprefeitura Lapa, principalmente, na Lapa de Baixo onde a moradora reclama do avanço do mosquito, mas até o fechamento dessa edição o órgão não respondeu a questão, apenas que haverá uma Virada da Saúde no Largo da Batata, em Pinheiros, neste fim de semana. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA