LAPA MUNDI

SOROCABANA
A transferência de posse do Hospital Sorocabana da Secretaria de Saúde do Governo do Estado para o Município continua pendente. “A Secretaria de Estado da Saúde informa que o processo que destina o uso de todos os andares do Hospital Sorocabana à Prefeitura de São Paulo está em andamento. A publicação de alteração do decreto em Diário Oficial, inclusive, deverá ser realizada ainda neste semestre. Vale ressaltar que não existe qualquer impedimento burocrático que barre o uso do Hospital Sorocabana pela Prefeitura. Aliás, o  município poderia ter iniciado a obra desde 15 abril de 2013, a qualquer momento. A Secretaria de Estado esta à disposição do município para auxiliar no que for necessário”, diz a nota enviada à redação do JG.

POR FALAR EM…
Sorocabana, depois da publicação da matéria, na edição 662 do JG, mostrando o abandono do prédio e anexos, a falta de segurança na portaria da Rua Faustolo e dependências externas do prédio, a Coordenadoria Regional de Saúde Oeste informa que o Complexo Hospitalar Sorocabana conta com três vigilantes patrimoniais em turno de 24h. É verdade, só que os vigilantes ficam na entrada da Rua Catão está a AMA 24h. Sobre ampliação do quadro de vigilantes, a Coordenadoria afirma que negocia com a Secretaria Municipal de Saúde a liberação dos recursos necessários. 

AMA
Quem foi até a AMA Sorocabana à procura de um pediatra no domingo recebeu a informação que não havia nenhum dos dois profissionais previstos para o plantão. A unidade é administrada pela Associação Saúde da Família, parceira da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a gerente da unidade, há dificuldade em encontrar especialista nesta área, principalmente que aceite trabalhar aos domingos. Na sexta-feira (22), a AMA tinha apenas um pediatra, quando o correto seriam dois. Como a procura é grande, o único especialista presente atendia somente os casos mais graves. Os demais pacientes foram encaminhados para outras unidades de saúde mais próximas.

MARCO EM FÁTIMA 
O assessor especial da presidência da Associação Comercial de São Paulo, morador da região da Lapa e idealizador do Marco da Paz, Gaetano Brancati Luigi, comemora a aprovação de mais um monumento, dessa vez em frente o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. A inauguração está prevista para 10 de outubro. 

PREFEITURA
O mutirão denominado “Prefeitura no Bairro”, que reúne serviços de várias secretarias, teve nova alteração na programação, segundo a Subprefeitura, “em virtude dos próximos feriados”. A Lapa que já teve data alterada de 8 de junho para 27 de julho, e agora mudou novamente. Dessa vez para 3 de agosto. 

FEIRA DE FLORES
Após a matéria publicada na edição passada do Jornal da Gente sobre o novo horário da Feira de Flores, a Ceagesp informa que esta semana estendeu o horário, que era das zero às 7h, para às 8h30. A feira acontece às terças-feiras e sextas-feiras. Ainda tem quem defenda o horário das 5h às 10h que vigorou por 40 anos. Um dos motivos é a falta de segurança para chegar à feira durante a madrugada. 

COOPERAÇÃO 
Após divulgação do comentário do ex-subprefeito da Lapa e morador da Pompeia, Carlos Fernandes, nesta coluna, sobre a falta de manutenção e corte de grama na Praça Cornélia, a construtora REM, que firmou termo de cooperação para manutenção da área com a Subprefeitura em troca de colocação da placa com nome da empresa no local, realizou o serviço. Funcionou…

PRORROGAÇÃO
A Prefeitura prorrogou até 19 de junho o prazo para os contribuintes com débitos de IPTU, de ISS ou de outras taxas e impostos, com fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2013, parcelar ou quitar a dívida pelo Programa de Parcelamento Incentivado, com redução de multa e juros. A adesão deve ser feita no site da Prefeitura (https://www3.prefeitura.sp.gov.br/ppi_portal/Forms/frmOrientacoesPPI.aspx). 

CULTURA
O prefeito Fernando Haddad encaminhou à Câmara projeto de Lei que altera configurações do Conselho Municipal de Cultura. O Órgão passará a se chamar Conselho Municipal de Política Cultural e será composto por 49 membros, titulares e seus suplentes, com representação setorial e regional, garantindo a participação do Poder Público e da sociedade civil. Como conselheiros setoriais, serão contemplados os segmentos artístico-culturais (como teatro, dança circo, música, artes de rua, artes visuais, do setor audiovisual, do patrimônio material e imaterial, da área de literatura, das culturas populares e tradicionais, das culturas afro-brasileiras, culturas indígenas, de entidades de pesquisa, de expressões culturais de pessoas com deficiência, da cultura digital, dos imigrantes e LGBT), além de conselheiros regionais de todas as regiões da cidade, indicados pelas subprefeituras, e representantes do poder público. Terão ainda assento representante do Serviço Social do Comércio (SESC) e um representante de institutos e fundações culturais empresariais.

DEU NA INTERNET
“Acolho e cancelo!”… o que adianta o subprefeito multar?”, criticou  Carlos Minniti em página na internet sobre despachos da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) de cancelamento e arquivamento de constatação de irregularidades contratual  dos serviços da Inova Gestão de Serviços Urbanos,  parceira da Prefeitura que é paga para fazer serviços de varrição e complementares – que compreende a remoção de entulho, lavagem de vias e monumentos, conservação de logradouros, capinação e pintura de guias. Também é de responsabilidade do consórcio serviço como a operação de Ecopontos, limpeza e desobstrução de bueiros e bocas de lobo, remoção de inservíveis, e a limpeza, higienização e manutenção das lixeiras da cidade.  
VERDE
No último dia 16 (sábado), a Convenção Nacional do Partido Verde reuniu membros e dirigentes verdes de todo o Brasil para elegerem o novo diretório e a nova executiva nacional da legenda, mas o foco acabou sendo o debate sobre a conjuntura nacional, com destaque para a reforma política, as eleições 2016 já com o fim do voto obrigatório e a proibição do financiamento de campanha por empresas. A posição dos Verdes foi ratificada em prol de um sistema de governo mais participativo: parlamentarista de voto distrital misto. O presidente do Partido, José Luiz Penna, reeleito pelos convencionais, aproveitou a ocasião para reafirmar a importância do Partido na mobilização de toda a sociedade para mudanças efetivas no sistema governamental do país. “Pedimos o impeachment do presidencialismo no Brasil, não toleramos mais essa forma arbitrária de governar”, reivindicou. Ao todo, o Diretório Nacional teve 30% de renovação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA