Colégios e instituto se unem para manter museu

0
1275

Foto:

Diretores dos colégios e do Instituto Anastassiadis na reunião com o subprefeito

Os diretores dos Colégio Heitor Garcia, Luciano e Maria Eunice Garcia, do Colégio Santo Ivo, José Carlos de Barros Lima, e o secretário Executivo do Instituto Anastassiadis, Luiz da Silva, se reuniram na terça-feira (23) com o suprefeito da Lapa, José Antonio Varela Queija e a supervisora de Cultura da Sub Lapa, Adriana Reis, para discutir a manutenção do Museu da Lapa Miguel Dell’Erba dentro do bairro. O ex-subprefeito da Lapa (na gestão Marta Suplicy) Adaucto Durigan também participou do encontro.

A luta de lapeanos pela permanência do acervo na região ganhou força depois que a supervisora de Cultura declarou (em matéria do Jornal da Gente de maio) que o acervo deixaria o bairro por causa das instalações inadequadas do Centro de Memória e Convívio Cecília Meireles da Rua Araçatuba (antiga Biblioteca Infanto-juvenil Cecília Meireles) que sofre com infiltrações e enchentes. “Especialistas visitaram o Centro de Memória (no começo de dezembro) e confirmaram a situação precária das instalações”, ressaltou Adriana. “Eles aconselharam a transferência do acervo para o Museu da Cidade de São Paulo ou outro local. O objetivo da transferência é preservar o material em local adequado”, frisou a supervisora. 

O diretor do Colégio Heitor Garcia, Luciano Garcia propôs a transferência do Museu da Lapa para o Heitor Garcia. “A ideia é do Colégio (Heitor Garcia) entrar com o espaço para exposição e o Instituto Anastassiadis com a parte de recuperação do acervo e catalogação das peças”, disse Garcia. O secretário Executivo do Instituto Anastassiadis, Luiz da Silva lembrou que o instituto já desenvolve projeto de restauro do prédio tombado da Sociedade Beneficente União Fraterna (na Rua Guaicurus). “O instituto vai viabilizar a limpeza e catalogar todo o material antes de chegar ao colégio”, disse Silva. “Numa situação futura, a definição do lugar fixo do museu seria a União Fraterna (após a execução do projeto de restauro e adequação da sala para instalação do acervo histórico)”, acrescentou o secretario executivo.

Barros Lima apóia a transferência para o Heitor Garcia. O subprefeito prometeu levantar a documentação oficial do acervo. “Se a decisão depende de mim, está resolvido, o acervo vai para a escola, mas é preciso formalizar (por ofício) e verificar se o museu é da Prefeitura, se não tem dono, para não ter problemas no futuro”, afirmou subprefeito.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA