Lapa e Jaguaré continua a liderar casos de dengue

0
970

Foto:

Carro estacionado é apontado por moradores como possível foco do mosquito

Este ano o registro de casos de dengue na Cidade chegou a 3050, um aumento de 70% em comparação com o mesmo período de 2013. O dado considera as notificações recebidas nas primeiras 16 semanas  epidemiológicas, que é de patamar equivalente ao mesmo período de 2010 (onde foram registrados 3046 casos). Até o momento, a taxa de incidência da cidade é 27,1 (casos para cada 100 mil habitantes), considerada baixa de acordo com o Ministério da Saúde. O número de casos de dengue  nos quatro meses deste ano já superou os registrados em todo o ano passado de 2.617 casos.

Na Vila Romana, moradores da Rua General Vitorino Monteiro protocolaram na Prefeitura pedido de fiscalização de veículos antigos estacionados por muito tempo no mesmo local, com vidros abertos, entre eles uma caminhonete com caçamba cheia de objetos que pode se tornar criadouros do mosquito. Os moradores pedem providências da Prefeitura para conter o avanço do mosquito transmissor da dengue na região que tem casos confirmados na rua.

A preocupação dos moradores tem fundamentos. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde, dos 98 distritos da Cidade, Lapa e Jaguaré tem índices elevados de contaminação do mosquito Aedes aegypti. Na Lapa foram registrados 247 casos (índice de 375,7) e no Jaguaré 504 casos de dengue (taxa de incidência é de 1010,8 por 100 mil habitantes), ambos considerados alto. Além de Lapa e Jaguaré, os casos confirmados avançaram nos distritos próximos à Osasco que passa por surto da doença. No Rio Pequeno, por exemplo, foram notificados 194 casos e os distritos do Butantã (48), Jaguara (80,8) e Leopoldina (70,9) estão com taxa de incidência acima da média da cidade. 

O primeiro óbito por dengue grave no município foi de um menino de  6 anos, morador do Jaguaré, distrito com alta incidência de dengue. O caso está sob apuração técnica da vigilância sanitária. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA